Este site utiliza cookies para permitir a mudança de língua e o armazenamento dos seus imóveis favoritos. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.

PRAIAS MAIS BONITAS DO ALGARVE

Quais são as praias mais bonitas do Algarve? O Algarve é o destino de praia por excelência em Portugal. São muitos mais os locais a visitar no Algarve além das praias, mas se está à procura de sol e mar de qualidade, este é o destino ideal. São cada vez mais os estrangeiros que visitam o Algarve e que acabam por comprar casa na região e transformar este destino turístico na sua segunda casa ou, em muitos casos, na primeira.

O Algarve possui clima Mediterrâneo e, durante o verão, a temperatura média é de 28 C. O sol brilha forte por até 12 horas por dia.

Descubra as praias mais bonitas do Algarve.

PRAIA DA GALÉ, Albufeira

A Praia da Galé situa-se perto de todas as atracões de Albufeira e Zoomarine, mas ao mesmo tempo parece estar a um milhão de milhas da azáfama deste destino turístico.

Localizada entre as extensas praias de Albufeira e Armação de Pêra, a praia é muito fácil de encontrar e está dividida em duas áreas distintas, o que o torna num ótimo lugar para quem quer mais da sua praia no Algarve.

PRAIA DA DONA ANA, Lagos

Abrigada entre falésias, o areal da Praia de Dona Ana é banhado por um mar de águas límpidas e tranquilas, é uma das imagens mais divulgadas das praias do Algarve. As rochas muito recortadas que emergem do mar ou que se espalham pelo areal proporcionam algumas sombras aos turistas e dão um toque pitoresco à paisagem.

PRAIA DA PONTA DA PIEDADE, Lagos

Foi referida pelo jornal americano Huffington Post, em 2014, como sendo, provavelmente, a praia mais bonita do mundo! O recorte da costa é, de facto, espetacular e a vista do topo da falésia, impressionante.

PRAIA DA MARINHA, Lagoa

Recanto de natureza preservada, é uma praia muito cénica, enquadrada pela falésia esculpida pela erosão do vento e do mar. É considerada uma das cem melhores praias do mundo.

Antes de descer à praia, deslumbre-se com a paisagem que se avista do alto da falésia que lhe dá acesso e depois percorra a longa escadaria. O seu esforço será recompensado pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por um mar suave.

PRAIA DE ODECEIXE, Aljezur

Odeceixe tem uma vasta praia cortada ao meio pela Ribeira de Odeceixe. Este é um lugar calmo e ideal para férias em família devido à existência de infraestruturas turísticas e de restauração. Podem-se observar vistas deslumbrantes para o mar do miradouro da Ponta Branca.

Uma grande e bonita praia com uma grande ribeira a contorna-la, a Ribeira de Seixe. Na baixa-mar pode andar umas largas dezenas de metros a pé; para sul há uma segunda enseada, e outra unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia das Adegas. Excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco na ribeira.

PRAIA DO CARVALHO, Lagoa

O recorte desta zona da costa de Lagoa (Algarve) representa uma espécie de “V” estreito, tendo no seu interior um pequeno, mas acolhedor areal rodeado de paredes rochosas de tons ocres. O acesso à Praia do Carvalho realiza-se através de um túnel escavado na parede rochosa de onde poderás observar uma grande quantidade de fósseis marinhos incrustados.

O túnel foi escavado pelo Homem, e conta também com vários pórticos e até um espaço para um bar, em plena parede da falésia. A ravina que precede a praia é muito arborizada e nela pode-se ver espécies vegetais como a sabina, a aroeira ou o palmito, a única palmeira nativa da Europa.

ALGAR DE BENAGIL, Lagoa

É uma de muitas grutas junto a Benagil, mas acabou por tornar-se a mais famosa, sobretudo aos olhos estrangeiros. E isso acontece por duas razões: o seu fácil acesso, pelo menos comparando-a com outras, com duas grandes entradas escavadas a pouca distância de uma conhecida praia; e a sua beleza solarenga, ajudada por uma fissura circular no teto, por onde os raios solares vão passando, tornando-a um excelente poiso balnear.

Este curioso buraco na pedra dá ao Algar de Benagil uma iluminação rara, impossível nas restantes grutas. E acaba por formar uma espécie de luz de holofote de posição inconstante projetada no areal (ver imagem em baixo). Por cima da cavidade, do lado da falésia, e apesar de bloqueado o seu acesso por medidas de segurança, podemos até espreitar por lá.

PRAIA DE CABANAS, Tavira

A Ilha de Cabanas surge a Este da Ilha de Tavira, no Algarve. Trata-se de uma estreita, mas extensa área de areia localizada em frente à povoação de Cabanas, cuja origem remonta as campanhas de pesca do atum. Desde o passeio marítimo de Cabanas poderás avistar os barcos de pesca artesanal que se encontram na ria, assim com as suas casas das artes de pesca. O braço da ria que separa a ilha do continente é pequeno, sendo possível atravessá-lo a nado durante a maré baixa; recomenda-se, contudo, a realização do percurso de barco.

PRAIA DO BELICHE, Vila do Bispo

A Praia do Beliche é uma praia abrigada dos ventos do norte e do oeste, que está situada em uma ampla enseada entre a ponta de Sagres e Cabo de São Vicente, Algarve. Ao estar nesta praia terá a sensação de que foi escavada nas altas falésias de cores quentes que a rodeiam.

Para chegar à areia deve descer uma larga escada de pedra a partir da qual se contemplam as falésias com as suas grutas e espetaculares deslizamentos de terra. Na areia encontrará uma grande variedade rochas recortadas com formas muito estranhas, que parecem ter sido esculpidas pelo homem. Esta é uma praia muito procurada por surfistas e bodyboarders.

PRAIA DOS CANEIROS, Lagoa

Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por rocha. Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem. Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica – Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.

PRAIA DA ILHA DA CULATRA, Olhão

A Culatra é uma ilha de gente dedicada ao mar. Quando desembarcamos na Culatra percebemos que estamos num lugar de pescadores. A povoação encontra-se dotada de várias infraestruturas e serviços. O acesso à Praia da Culatra é feito através de um passadiço de madeira recentemente construído segundo as normas do Parque Nacional da Ria Formosa. Nesta praia o areal é amplo e estende-se a perder de vista, tanto para poente como para nascente. Esta praia é desprovida de quaisquer infraestruturas.